Pacto pela Alfabetização acontecem em Castello Branco

Encontros do Pacto pela Alfabetização acontecem em Castello Branco

Professores da Rede Municipal de Ensino recebem orientações sobre linguagem e matemática.  

O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é um curso presencial, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) com dois anos de duração. Em 2013, a ênfase foi em linguagem, com 120 horas. Neste ano terá ênfase em matemática com 160 horas. Em Presidente Castello Branco serão seis professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino, que participarão de encontros ao longo do ano letivo.  

O curso é semanal com quatro horas  de duração, nas segundas-feiras à noite, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação. Para este mês de abril está previsto um encontro com os pais dos alunos que participam deste ano, com objetivo de refletir sobre o processo de alfabetização. E no mês de novembro de 2014 acontece o II Seminário Municipal de Alfabetização, no qual serão socializadas as práticas, projetos, jogos pedagógicos desenvolvidos durante o ano letivo. 

O Pacto é um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que são disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização matemática e letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.  

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. “O projeto tem foco no desenvolvimento da alfabetização e da matemática através de práticas de letramento, qualificando cada vez mais os professores da rede municipal de ensino”, destaca o prefeito, Claudio Sartori. “Investir na educação é investir no futuro do nosso município”, finaliza. 

 


Kelly C. Dambros
PG Comunicação