Encontro de Pais e Professores aconteceu em Castello Branco

Encontro de Pais e Professores aconteceu em Castello BrancoO

objetivo principal foi ampliar os vínculos entre a escola e a comunidade com a administração pública. 

No início de abril aconteceu, em Presidente Castello Branco, o II Encontro Anual de Planejamento das Associações de Pais e Professores das Escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento foi na Sala Casa de Convivência dos idosos, na sede do município. Participaram 40 professores e funcionários das Escolas Municipais e da Secretaria de Educação e 60 pais da Associação de Pais e Professores (APP), sendo membros da diretoria das seis Escolas da Rede de Ensino de Castello Branco.  

Dentro da pauta de atividades o prefeito municipal, Claudio Sartori, deu boas-vindas aos presentes e iniciou o encontro. Após foi realizada a intervenção cultural, baseada na obra “O Lixo”, de Luís Fernando Veríssimo, enfocando a conscientização quanto à diminuição da produção do lixo, correta destinação e melhoria da qualidade de vida, através da prática de alternativas saudáveis. 

Em seguida a orientadora escolar, Lucimara Machado, apresentou aos pais a importância e necessidade de instituir um Conselho Escolar no município. Com a aprovação da ideia da implantação do Conselho, já na ocasião foram indicados, conforme a legislação, os representantes de cada segmento da comunidade escolar, para que se iniciem os trabalhos. 

Na sequência foi realizada a I Avaliação Institucional da Secretaria Municipal de Educação, objetivando analisar os indicadores de qualidade da educação municipal, bem como programas e projetos da Rede. Por fim os pais, professores e funcionários reuniram-se para debater o planejamento de ações do ano da APP, apresentando uma proposta inicial de ações que será rediscutida e aprovada no Conselho Escolar. 

O evento visou integrar e motivar a participação de todos os segmentos da comunidade escolar nas discussões que tangem as ações da Secretaria de Educação durante o ano. O objetivo é ampliar os vínculos entre a escola, a família, a comunidade e a administração pública, fortalecendo assim a gestão democrática.  

Fonte: PG Comunicação