Castello Branco ganha Prêmio Nacional

Castello Branco ganha Prêmio Nacional

Programa Castellense de Coleta Seletiva de Lixo foi premiado em Brasília. 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) premiou na noite de quarta-feira, dia 4, as instituições vencedoras do 5º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade (Prêmio A3P). A premiação aconteceu durante o 8º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O Município de Presidente Castello Branco foi o único catarinense que recebeu a premiação. O prefeito Cláudio Sartori participou do cerimonial. Os castellenses tiveram a oportunidade de apresentar para todo o país um vídeo institucional sobre o Programa Castellense de Coleta Seletiva de Lixo. Além disso, os professores apresentaram um teatro para a autoridades. “Foi muito gratificante. Estamos felizes e satisfeitos com a premiação. Nos sentimos ainda mais honrados com o trabalho desenvolvido em conjunto com a comunidade”, assinala Sartori. As instituições vencedoras apresentaram iniciativas que promovem a responsabilidade socioambiental na administração pública.

O prêmio promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) visa reconhecer o mérito das iniciativas municipais, estaduais e federal na promoção da prática de ações sustentáveis. “A ministra do Meio Ambiente, em seu pronunciamento,  fez uma referência especial ao trabalho de reaproveitamento de tecidos, que são transformados em roupas e sacolas, garantindo renda aos clubes de mães”, acrescenta o prefeito Cláudio Sartori.
 

Concorreram ao prêmio 88 projetos de 71 instituições. As iniciativas voluntárias foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por especialistas na área ambiental. A ministra Izabella Teixeira entregou os prêmios e destacou a diversidade das iniciativas e o árduo trabalho das instituições em estimular a mudança de comportamento. “A gente só faz sustentabilidade se todo mundo fizer”, enfatizou. Ela parabenizou o engajamento das instituições em ter a marca A3P na identidade dos seus órgãos. “Traz orgulho ver os servidores mobilizados, a vontade de todo mundo para fazer a diferença na nossa responsabilidade com um país mais justo e mais sustentável”. Conforme o prefeito de Presidente Castello Branco, autoridades de todo o país conheceram as práticas sustentáveis desenvolvidas em Presidente Castello Branco.

O Programa Castellense de Coleta Seletiva de Lixo foi incorporado pela comunidade, que tem colaborado com a correta separação do lixo.  O município recebeu  a premiação referente à gestão dos resíduos sólidos. Programa Castellense de Coleta Seletiva

O Município de Presidente Castello Branco adotou um modelo intersetorial de gestão. Dessa forma, todos os entes envolvidos nas ações desenvolvem as atividades de forma sincronizada. Com esse mecanismo, todos os setores da rede pública executam ações sustentáveis. O modelo está alicerçado nos pilares do planejamento, organização, execução e avaliação de ações de curto, médio e longo prazos. Foi nas escolas, que o município passou fomentar um novo olhar para o lixo. As crianças passaram a ser multiplicadoras dessas boas práticas, que passaram a ser vivenciadas e incorporadas pela comunidade. 

Os castellenses desenvolvem o projeto Educando para Sustentabilidade. Os alunos executam práticas sustentáveis, que valorizam a utilização de materiais recicláveis e estimulam o consumo de frutas e vegetais na merenda escolar. Confira os principais projetos que as escolas desenvolvem:


A Escola Municipal “ Banhadão” realiza o Projeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável. A Escola Municipal “Taquaral” executa o Projeto Horta Permacultural, que tem como finalidade sensibilizar a comunidade escolar para o cultivo de legumes e manejo de uma horta escolar. Na Escola Municipal “Imigra” o projeto sustentável tem a intenção de realizar experiência de uma Farmácia Viva. A Escola Municipal “ São Luís” resgata a cultura do pomar. A Escola Municipal “Centro Educacional de Ensino de 1° Grau” , desenvolve o projeto Biodegradáveis : Uma Alternativa Sustentável. O Centro de Educação Infantil “Acalanto” realiza o Projeto: Construindo Jogos e Brinquedos Pedagógicos com utilização de materiais alternativos. Na Escola de Educação Básica Dois Irmãos é desenvolvido o projeto Gestão da Água: Cisterna – Uma alternativa para Sustentabilidade.



Aterro Sanitário 



Todo lixo produzido pelo município de Presidente Castello Branco é destinado até o aterro sanitário. Chegando ao Galpão de triagem, é separado conforme o tipo de material a ser comercializado.  Os resíduos orgânicos são depositados na vala de compostagem. O material é tratado nas quatro lagoas de decantação. Todo produto reciclável é prensado e comercializado. O dinheiro adquirido com a venda desses materiais é revertido à população com a compra de climatizadores, uniforme e o material escolar. Com o material orgânico é realizada a compostagem.
 O produto final desse processo é utilizado pela Secretaria Municipal de Agricultura na produção de mudas no Viveiro, com a produção de mudas de hortaliças, frutíferas e ervas medicinais distribuídas a população. O Município também dispõe de um Matrizeiro com o objetivo de preservar as diferentes variedades de cada espécie das culturas tradicionais da região. 

 

Paulo Gonçalves

PG Comunicação