Grupo de gestantes recebe orientação sobre Shantala

No dia 14 de novembro de 2017 a equipe NASF em parceria com a equipe de ESF realizou orientação sobre shantala ao Grupo de Gestantes. Oficinas de Shantala começaram a ser ofertadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) desde 2015. Neste ano foram realizadas 2 oficinas, uma no primeiro e uma no segundo, totalizando 30 gestantes orientadas.

A Shantala consiste em uma massagem para bebês que surgiu no Sul da Índia. A técnica foi difundida no ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer, que encantado com uma mãe com paralisia massageando seu bebê fotografou todos os passos da massagem e homenageou a técnica com o nome da mãe Shantala. 

Estudos mostram que o método terapêutico pode trazer benefícios respiratórios, digestivos, imunológicos, relaxantes e analgésicos, oportunizando fortalecimento do vínculo afetivo do bebê com quem realiza a massagem.

Durante as oficinas de Shantala, além de realizar a técnica passo a passo, os profissionais informam os benefícios, cuidados, restrições relacionados a essa prática com a entrega de um boletim informativo. A massagem é finalizada com o banho de Ôfuro também ensinado as gestantes.

Além da shantala o município oferta atendimentos em outras Práticas Integrativas e Complementares (PICS) aos munícipes, tais como: fitoterapia, auriculoterapia, aromaterapia, argiloterapia e práticas corporais em Medicina Tradicional Chinesa.