A massagem “Shantala” é incentivada a grupo de gestantes

No dia 10 de setembro de 2019 a equipe NASF, em parceria com a equipe de ESF, realizou orientação sobre shantala ao Grupo de Gestantes. Oficina de Shantala começou a ser ofertada na Unidade Básica de Saúde (UBS) desde 2015.

O objetivo da Shantala é oportunizar o cuidado da saúde do bebê, estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, mas principalmente fortalecer o vinculo afetivo entre mãe e filho.

A Shantala consiste em uma massagem para bebês que surgiu no Sul da Índia. A técnica foi difundida no ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer, que encantado com uma mãe com paralisia massageando seu bebê fotografou todos os passos da massagem e homenageou a técnica com o nome da mãe Shantala. 

Estudos mostram que o método terapêutico pode trazer benefícios respiratórios, digestivos, imunológicos, relaxantes e analgésicos, oportunizando fortalecimento do vínculo afetivo do bebê com quem realiza a massagem.

Durante as oficinas de Shantala, além de realizar a técnica passo a passo, os profissionais informam os benefícios, cuidados, restrições relacionados a essa prática com a entrega de um boletim informativo. A massagem é finalizada com o banho de Ôfuro também ensinado as gestantes.