Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla –

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. Trata-se de uma campanha anual, desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. 

O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.  

A cada ano é definido um tema, que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena. Autonomia, protagonismo e independência, têm sido conceitos recorrentes.  

Em razão da pandemia e das limitações impostas neste ano, no município de Presidente Castello Branco, através do CMDPD – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, foram realizadas visitas domiciliares às Pessoas com Deficiência, seguindo todos os protocolos de segurança e, na ocasião, entregues uma nécessaire e uma máscara de proteção individual para os mesmos, visando contribuir para uma maior autonomia, autocuidado e valorização dos mesmos.