Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto,  introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, neste ano tem como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”. Infelizmente, são inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de pessoas com deficiência. São elas: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação e as tecnológicas. Porém, as que causam maior impacto são as atitudinais, ou seja, atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

Pensando nesta Semana, o CMDPD – Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social organizou, no dia 25 de agosto, um momento de homenagem e reflexão para as pessoas com deficiência do município de Presidente Castello Branco e seus familiares e/ou cuidadores. Inicialmente a professora Janete Figueiró Secco fez a apresentação, com alguns de seus alunos, de músicas que remetiam à ideia de amizade e superação. Em seguida, a Suliarte Produções Culturais e Literárias fez a apresentação do Espetáculo Cascata Encantada, visando reforçar sobre as possibilidades de superar os medos e desafios.

Na ocasião também foram repassadas informações sobre a credencial para estacionamento em vagas para pessoas com deficiência, e sobre a importância dos beneficiários de BPC – Benefício de Prestação Continuada manterem o Cadastro Único atualizado e evitarem possível suspensão do benefício.