Presidente C. Branco é finalista de Prêmio Nacional

Presidente C. Branco é finalista de Prêmio Nacional

Programa de coleta seletiva é destaque no país.

O Município de Presidente Castello Branco é um dos finalistas do prêmio nacional que reconhece as melhores iniciativas públicas de sustentabilidade. Uma equipe do Ministério do Meio Ambiente esteve no Município na quarta-feira, dia 16, para verificar o trabalho que é desenvolvido na área da coleta seletiva de lixo. Conforme Ana Carla Almeida, diretora substituta do departamento de cidadania e responsabilidade social do Ministério do Meio Ambiente, 88 projetos foram encaminhados pelos municípios de todo o país.

Em Santa Catarina, Presidente Castello Branco é o único município premiado. A entrega da premiação ocorrerá em Brasília no mês de junho durante a Semana do Meio Ambiente.
Ana Carla Almeida enaltece o trabalho desenvolvido em Presidente Castello Branco, destacando a participação ativa das escolas e da sociedade em todas as atividades desenvolvidas. Uma das grandes preocupações do Ministério do Meio Ambiente é com a correta destinação dos resíduos sólidos. De acordo com a diretora substituta do departamento de cidadania e responsabilidade social, outro ponto a ser destacado é o trabalho multissetorial (o modelo de gestão aplicado pelo Governo Municipal), que interliga todas as secretarias, fazendo com que as ações produzam melhores resultados. 

 

O Ministério do Meio Ambiente reuniu especialistas em boas práticas de sustentabilidade. Eles fizeram uma análise minuciosa dos projetos encaminhados pelos municípios. Segundo Ana Carla Almeida, o projeto de Presidente Castello Branco não se trata de uma ação isolada ou descontinuada. Ela explica que o programa municipal de coleta seletiva de lixo é praticado há cerca de dez anos e vem sendo aperfeiçoado pelo município. 
"O município de Presidente Castello Branco tem um diferencial que é relacionado à Educação Ambiental. Todo o projeto foi pensado a partir de uma transformação social, que é a educação de seu cidadão", explica Ana Carla. "Não é um processo em que o Município vai simplesmente instalar um projeto de coleta por uma obrigação legal. O projeto já é antigo. todas as ações já estão sendo implementadas há mais de dez anos", acrescenta.
O prefeito de Presidente Castello Branco, Cláudio Sartori, comemora a conquista.

Ele observa que o prêmio nacional é o fruto de um esforço de todos para que o município adote práticas sustentáveis, colaborando para que a coleta seletiva do lixo alcance os resultados planejados. Sartori destaca o envolvimento de toda a comunidade. "É fundamental a participação das escolas e da comunidade.

Esse envolvimento faz com que consigamos garantir uma coleta de lixo eficiente e ambientalmente correta", assinala o prefeito. Além disso, o projeto culmina com a reciclagem do lixo. Clubes de mães e de idosos produzem sacolas e materiais que podem ser comercializados, gerando renda para as entidades. "O município de Presidente Castelo Branco  recicla vidas", finaliza a diretora substituta do departamento de cidadania e responsabilidade social do Ministério do Meio Ambiente, Ana Carla de Almeida. 

Fonte: PG Comunicação