Monitoramento anual do Plano Municipal de Educação é concluído pela Equipe Técnica, com destaque na elevação dos resultados alcançados

Durante o mês de junho/2023 os membros da Equipe Técnica realizaram o Monitoramento do Plano Municipal de Educação tendo como base o ano de 2022. Os dados analisados e registrados no Relatório Anual foram apresentados para a Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação e para os membros do Conselho Municipal de Educação.

Sobre os dados coletados, cabe ressaltar que, entre as 20 metas do PME avaliadas pela Equipe Técnica, 08 metas foram alcançadas de acordo com o Plano Nacional de Educação. Sendo elas, as metas 01 da Educação Infantil, 02 do Ensino Fundamental, 03 Ensino Médio, 04 Educação Especial/Inclusiva, 05 Alfabetização Infantil, 06 Educação em Tempo Integral, 15 e 16 Titulação e Pós-graduação dos Profissionais da Educação.

As demais metas analisadas apresentam-se com várias estratégias desenvolvidas que servirão de base para o trabalho da Equipe da Secretaria Municipal para o próximo ano. Análise também demonstrada na meta 18 do Plano de Carreira com atualização e cumprimento do mesmo, na meta 19 sobre a Gestão Democrática com a meta 20 que trata sobre o Financiamento da Educação.

O maior destaque, deu-se na meta 06, elevando o percentual da oferta e atendimento da Educação em Tempo Integral de 3,7% em 2021 para 33,14% em 2022, superando a meta municipal e nacional de 25%.

Especificamente no que tange a Meta 07 que objetiva a Qualidade na Educação/IDEB os dados coletados demonstram na série histórica que nos anos iniciais do ensino fundamental, ofertado pela Rede Municipal de Ensino, vem superando os índices projetados pelo INEP, atingindo 7,6.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação Terezinha Matiolo: “O monitoramento anual do Plano Municipal de Educação possibilita o acompanhamento dos resultados alcançados e o replanejamento do trabalho administrativo e pedagógico com vistas ao cumprimento das metas”.
A Secretária destaca ainda que, das 17 metas do PME que se aplicam ao Município, 08 delas foram alcançadas na sua totalidade e, as outras 05 estão sendo desenvolvidas parcialmente e de forma ascendente. Somente 04 metas permaneceram no status “em desenvolvimento” visto que necessitam de ações conjuntas com a Rede Estadual de Ensino e da União.