ENTREGA DAS NOVAS LIXEIRAS AS ESCOLAS SEDIADAS NO MUNICÍPIO -PROGRAMA CASTELLENSE DE COLETA SELETIVA DO LIXO.

A Administração Municipal de Presidente Castello Branco dentre muitas ações que vem desenvolvendo neste ano através do Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo promoveu mais uma delas durante o mês abril  que destacou-se pelo investimento na formação de consciência ambiental da comunidade escolar.

Objetivando orientar e sensibilizar a comunidade escolar para uma cultura de defesa de ações sustentáveis mediado por um trabalho intersetorial de educação ambiental que valoriza as parcerias entre os setores públicos, foi que a administração adquiriu e distribuiu às Escolas Municipais: EM Imigra, EM Banhadão, EM São Luiz, EM Taquaral, EM Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, EM CMEI Acalanto ,   um conjunto de 4 lixeiras que representam as cores do programa no município: 1 lixeira azul- material reciclável, 1 lixeira vermelha- lixo contaminado, 1 lixeira preta- lixo rejeito, 1 lixeira marrom- material orgânico e para a  Escola de Educação Básica Dois Irmãos: 5 lixeiras na cor preta, 5 lixeiras na cor azul, 2 lixeiras na cor vermelha e 2 lixeiras na cor marrom.

Para Terezinha Matiolo diretora da Escola de Educação Básica Dois Irmãos que aproveita o espaço para agradecer a administração municipal pelo empenho e ainda destaca: “Essa ação demonstra mais uma vez a preocupação e a importância da gestão pública de realizar o trabalho em parceria entre as duas redes de ensino, bem como o trabalho desenvolvido pelo município na conscientização e coleta seletiva do lixo produzido.

Para a entrega das lixeiras contamos com a participação do mascote do Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo, o “Borbolimpo” representado pelo aluno João Eduardo Pogere, a Orientadora Escolar Lucimara Machado, a professora do Reforço Escolar  Clauci Zanesco e a Coordenadora do Programa a professora Marli Franck. Na entrega foi divulgado a todas as 7 escolas a música do programa: Pra Nossa Vida Melhorar, de autoria do Grupo de Jovens de São Luiz “União”, cantada por: Leonardo Machado e Rodrigo Magrini.

O aluno João Eduardo Pogere, aluno do 5º ano matutino, que representa o Borbolimpo, o mascote do  Programa  Castellense de Coleta Seletiva do Lixo relata  sobre a campanha deste ano: “ Estou aprendendo muito com este programa, pois ele nos trás mais informações e sensibilização   sobre a importância da correta separação do lixo. Estamos passando nas ruas orientando as pessoas sobre a separação do lixo, sobre as lixeiras das ruas, o horário que o caminhão passa para coletar o lixo, o que deve ser colocado dentro das lixeiras, entregamos as novas lixeiras para 7 escolas. Eu acho que tudo isso vai ajudar as pessoas a melhorarem a sua vida.

Na oportunidade foi lançado o desafio de desenvolver atividades pedagógicas relacionadas ao tema na Semana do Meio Ambiente em Junho, em um intercâmbio escolar. Proposto pela Orientadora Escolar da Rede Municipal de Ensino Lucimara Frigo Machado que diz: “Dentro do processo de formação de consciência é muito importante as ações de sensibilização, e através delas que mudamos nossos hábitos e transformamos nossas  ações em realidade, e desta forma nos propomos a desenvolver uma programa diferenciado neste ano em relação ao Meio Ambiente, serão atividades durante o ano todo com diversos eixos de trabalho e na educação o pico da sensibilização será durante o mês de junho,  e no dia 05 Dia do Meio Ambiente será o início desta programação. Haverá intercâmbios, atividades culturais e pedagógicas, visitas a projetos, parcerias entre as secretarias municipais, com exemplo: entrega de muda de árvore nativa aos alunos, oficinas com pais e comunidade em geral, etc… Todo esse trabalho visa alcançarmos o desenvolvimento sustentável em nosso município, sucesso que só é possível pelo modelo de gestão focado no trabalho intersetorial.