O Trabalho Interdisciplinar na Escola Municipal São Luiz

O fazer pedagógico é peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Os educandos encontram várias possibilidades de conhecer e interpretar as informações e conhecimentos presentes no meio. Para viabilizar este processo são planejadas e desenvolvidas atividades que valorizem cada saber possibilitando a interação e assimilação dos alunos.

É com este pensar que a turma de Educação Infantil da Escola Municipal São Luíz da professora Micheli Lovato, está trabalhando no mês de maio, com o projeto: Brincando com os números, e realizou atividades diversas com este tema, podendo citar no momento o trabalho com os símbolos numéricos, contagens e quantidades, estas informações foram trabalhadas com o auxílio de material concreto e jogos pedagógicos de maneira a facilitar o contato e aprendizagem. Além disso, foram trabalhadas as questões de ordenação crescente/decrescente, utilizando objetos, blocos lógicos e o tamanho das crianças. Esta interatividade potencializou a execução das atividades e foi muito apreciada pelos alunos; a medida que o projeto segue novos conceitos serão agregados de maneira dinâmica e objetiva visando o conhecimento.

Os alunos do Ensino Fundamental Séries Iniciais e a professora Raquieli Mores realizaram atividades para conhecer e identificar os Gêneros Textuais que estão presentes em nosso meio escolar e que circulam pela sociedade, possibilitando dessa maneira o contato direto com a linguagem e suas mais variadas formas de interação. O tema em estudo é uma ótima ferramenta para o processo de ensino aprendizagem, pois faz uma ponte com a leitura e a escrita que são incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo da sociedade, inserindo dessa maneira o aluno no mundo letrado. Foram estudados os gêneros: fábulas, receita, convite, conto, lista, reportagem, história em quadrinhos e demais gêneros de maneira prazerosa e em consonância com o currículo escolar da rede de ensino.