CRAS – Centro de Referência da Assistência Social faz abertura dos trabalhos com Pessoas com Deficiência e seus Cuidadores.

O CRAS, com apoio da Administração Municipal e Secretaria Municipais de  Saúde e Bem Estar Social, Educação, Cultura e Desporto, Agricultura e Meio Ambiente, Transportes, Obras e Serviços Urbanos, realizou no dia 20 de agosto a abertura dos encontros do PAIF e homenagem  alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência acontece de 21 a 28 de agosto.

A abertura teve a presença das autoridades municipais a presença da direção, professores e alunos da APAE – Concórdia, alunos e professores do 2° ano do Centro Educacional de Ensino de 1° Grau.

O encontro contou com uma abordagem sobre a Pessoa com Deficiência a inclusão e o empoderamento. Enfatizando que diferentes somos todos nós, quanto aos aspectos físicos, psicológicos, culturais e história de vida. As Pessoas com Deficiência têm o direito de terem a sua própria vida, poder tomar decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas, chamado também de empoderamento das Pessoas com Deficiência e de seus cuidadores. Esse empoderamento começa na família, pois a família é o primeiro grupo social no qual somos recebidos, é por meio da família que temos acesso ao mundo e somos apresentados a sociedade. Pensando na Inclusão Social e na Valorização a Pessoa com Deficiência e seus cuidadores, o Cras ofertará encontros mensais a este público com o intuito de proporcionar momentos de acolhimento, reflexão, socialização, desenvolvimento da autoestima e compartilhamento de experiências e conhecimentos que tragam maior qualidade de vida à Pessoa com Deficiência e seus Cuidadores.

Um momento de reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos na APAE e apresentações culturais com dança apresentada pelos alunos e poesia escrita e recitada pela munícipe Janete Secco.

Uma intervenção cultural com alunos e professores do município intitulada “O Flautista de Hamelin”

Após o lançamento dos trabalhos e as apresentações culturais foi servido um coquetel para confraternizar.

No evento também foi entregue uma camiseta com a estampa da Pessoa com Deficiência e seu nome, entregue uma muda de árvore com o intenção de que seus familiares plantem, cuidem, desenvolvendo a responsabilidade, a união e o valor com a natureza. Também receberam um kit contendo uma escova e um creme dental e um a pacote de erva mate.

O momento foi especial para todos, com interação, aprendizado e descontração.