Castello Branco Inova Com Confecção De Bolsas Retornáveis.

Projeto É Pioneiro Na Região.

O Município de Presidente Castello Branco dá exemplo na separação, reciclagem e reutilização do lixo.  Sustentabilidade – essa é a tônica do momento quando se trata de preservação ao meio ambiente. O Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo é destaque na região e no Estado. Dentro desse projeto, a Prefeitura dá ênfase à confecção de bolsas retornáveis. O trabalho é desenvolvido pelas servidoras da administração municipal e multiplicado entre os dez clubes de mães que atuam no Município.

A idéia de confeccionar  as bolsas retornáveis surgiu após uma constatação: a administração municipal percebeu que havia uma grande quantidade de roupas e tecidos localizada  no Aterro Sanitário. Com isso, nasceu a proposta de produzir os materiais, que poderão ser usados pela população. A atividade, pioneira na região, traz benefícios como:  diminuição da quantidade do lixo no Aterro, redução do uso de sacolas plásticas no comércio local, proporciona um aprendizado para os servidores e possibilita um momento de descontração para as mães, que também produzem as bolsas.

O projeto da confecção das "Bolsas Retornáveis" é  coordenado pela Vice-Prefeita, Sra. Marisa Talini, pela Primeira Dama, Sra. Iacri Petkow e pela coordenadora de cultura, Sra. Vandira Cervelim. A proposta foi criada neste ano, mas o  Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo já vem sendo desenvolvido há mais de dois anos. O material  reciclado é comercializado e o recurso retorna em favor da comunidade escolar (climatizadores de ar foram adquiridos para as escolas); O lixo orgânico é transformado em adubo.

A preocupação com a sustentabilidade é percebida na entrada do Município. A cidade possui um Aterro Sanitário, que serve de exemplo para a região. É o único que faz o processo completo de coleta, dando a destinação correta do lixo produzido na cidade e no interior. Todas as famílias castellenses recebem kits para a separação adequada do lixo.

Assessoria de Imprensa – Paulo Gonçalves.