A II Mostra Científico-Cultural 2011 Projeto: Escola Sustentável 2010/2014 é Desenvolvida Com Sucesso e Recebe Reconhecimento Regional.

    Com o principal objetivo de  socializar para a comunidade castellense,  escolas da região e demais instituições afins os projetos desenvolvidos nas escolas do município de Presidente Castello Branco é que a II Mostra do Projeto Escola Sustentável foi desenvolvida no último dia 12 de novembro no Centro de Eventos Castellão em nosso município.        

  O Projeto tem metas de curto, longo e médio prazo, que visam integrar ações 2010/2014 entre o Turismo (de base) Sustentável, a Educação e a Cultura, dando suporte a Programas  Municipais como o :  Programa Municipal de Coleta Seletiva do Lixo, Arte de Reutilizar, o Natal de Bem com a natureza, baseados no modelo de Gestão da atual administração.          Desta forma, durante a mostra foi possível visualizar  o desenvolvimento de ações em busca da sustentabilidade, servindo a escola como modelo/laboratório para que os projetos possam ser realizados pelas famílias, nas comunidades, transformando a realidade local.    

     Cada unidade escolar de nosso  município desenvolveu durante este ano letivo um projeto  dos quais acompanharemos algumas informações: 

 –  Escola Municipal de São Luíz: “Na sombra do Pomar”O projeto objetiva utilizar o pomar como diferente espaço educativo de aprendizagens significativas acerca da saúde (alimentos ecologicamente corretos), nutrição, preservação e lazer, intercalando esses conhecimentos com toda a comunidade escolar, valorizar as frutas, as geléias e o suco natural, resgatando o refrigerante caseiro e os doces com açúcar mascavo. Foram distribuídas mais 500 mudas frutíferas e folders explicativos e servido o refrigerante caseiro e as geléias produzidas na escola.

   – Escola Municipal Taquaral: “Horta Permacultural” – Com o principal objetivo de construir uma horta escolar diferenciada voltada ao conceito da Permacultura, como apoio aos preceitos da sustentabilidade e alimentação a partir de produtos orgânicos, tornado-a ao mesmo tempo uma ferramenta de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, o projeto apresentado através de maquetes representando a horta da escola, o sensibilizou a comunidade com distribuição de mais de 700 mudas de salada e folders explicativos,  servindo aos participantes cocadas de beterraba e cenoura, torta salgada de legumes e pão colorido feito com cenoura, beterraba, batata e espinafre, produzidos na escola.

 – Escola de Educação Básica Dois Irmãos: “Projeto Escola Sustentável- Cisterna” – Desenvolveu o projeto com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola iniciando pela construção de uma cisterna, além da explanação do projeto foram distribuídos folders sensibilizando a comunidade para a implantação do sistema de captação de água nas casas e propriedades. 

– Escola Municipal “Banhadão”: Desenvolveu  o Projeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável que tem objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável, valorizando e incentivando o plantio e o cultivo de alimentos orgânico, por meio da construção e manutenção da lavoura familiar na escola,  como referência e incentivo ao plantio, bem como para resgatar variedades pertencentes a cultura local que não são mais cultivadas. Para a comunidade foram entregues 1700  saches de sementes diversificadas (amendoim, pipoca, abóbora, arroz, fava….) e folders além de servir ao público pão de mandioca e a rapadura produzida com amendoim. 

–  O Natal de Bem com a Natureza e o Projeto A Arte de Reutilizar também estavam presentes neste evento com mostra de bolsa e sacolas retornáveis confeccionadas nas oficinas pelos clubes de mães e os enfeites e a decoração natalina reutilizando materiais recicláveis como garrafas pet e a utilização do pneu.

 – CMEI ACALANTO – “ Construindo Brinquedos com Material Alternativo” – tem como principal objetivo resgatar a construção dos brinquedos e brincadeiras nas famílias, integrando com o Programa de Coleta Seletiva de Lixo, utilizando materiais recicláveis e tecidos, o projeto uniu as famílias nas escola para construção de diversos brinquedos de tecido, distribui ao público os mesmos e também bolachas de manteiga, resgatando a cultura das bolachas pintadas e em formato de brinquedos.  

 – Centro Educacional de Ensino de 1º Grau – O Projeto Produtos Biodegradáveis: a influência da aromaterapia no comportamento humano, procuroua resgatar o uso cotidiano de produtos biodegradáveis como forma de propor ações em busca da sustentabilidade, bem como incrementar com a  cultura  da aromaterapia através dos tempos benefícios à saúde e ao bem estar humano, sensibilizando  os alunos e a comunidade escolar, sobre a importância do seu uso. O  projeto destina corretamente o óleo produzido nas famílias na produção na escola deste produtos de higiene e limpeza, dando destaque neste ano letivo ao sabão aromático  em barras também distribuído para a comunidade durante a mostra além de pizzas e bolo aromático. 

  – Escola de Imigra: “Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia” – Realizou  experiência de uma Farmácia Viva, conhecendo e utilizando ervas medicinais em nosso dia a dia, resgatando e valorizando a cultura popular no que se refere a utilização das ervas medicinais, orientando a comunidade em geral sobre o uso correto das plantas medicinais através de palestras educativas, oficinas práticas, informativos, cartilhas e um trabalho de parceria com os profissionais da secretaria municipal de saúde do nosso município e através da construção de um canteiro de ervas medicinais que cientificamente demonstra os horários de maior atividade de cada órgão do corpo humano e quais as plantas recomendadas para o tratamento de doenças específicas, demonstrado através de maquestes na mostra, sensibilizou a comunidade para a utilização das ervas medicinais no dia a dia, objetivando a mudança no consumo de remédios e resgatando o cultivo de ervas nas famílias, o projeto distribuiu mudas de ervas medicinais diversas (aproximadamente 500 mudas) além de folders.

 A participação da comunidade foi intensa, além dos professores e alunos de nosso município, também da Escola Municipal Waldomiro Liessen de Filadélfia, os parceiros dos projetos, o comércio local, funcionários da prefeitura que contribuíram durante todo o ano letivo, os vereadores e secretários municipais e vice prefeita.  

Para o Sr. Agenor Frigo, representando o Convention Bureau de Concórdia “ o evento  promove o município a uma nova etapa, da produção orgânica e do turismo sustentável do qual muitos turistas tem interesse nesse campo”. O mesmo parabenizou o prefeito Cláudio por defender o turismo regionalizado.  

 Já o Secretário Executivo da AMAUC e do Consórcio Lambari Sr. Roberto K. Perreira declarou sua satisfação ao reconhecer a importância do projeto na área ambiental, parabenizou a todos os envolvidos e esclareceu a diferença que o município faz nesta área na região, e acredita que o município esta caminhando para a sustentabilidade.  

 O gerente da Educação da Secretaria Regional de Concórdia Sr. Neuri Comin parabenizou a todos pelos projetos, relatando o sucesso da experiência que conheceu em nosso município,  parabenizou o modelo de gestão e convidou o prefeito para apresentar para os demais municípios este projeto que já colhe muitos resultados.   

Para o prefeito Cláudio Sartori os projetos desenvolvidos nas escolas vem transformando a realidade de nosso município, pois resgata e valoriza a nossa cultura e transforma a realidade ambiental de nosso município, e parabenizou a todos inclusive a comunidade e os pais pela intensa participação, e aos professores pela responsabilidade e pelo empenho , agradeceu pelos resultados alcançados baseados no trabalho intersetorial.