Campanha Dezembro Vermelho, juntos contra a AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social de Presidente Castello Branco aderiu a Campanha nacional Dezembro Vermelho com objetivo de promover a conscientização e prevenção ao HIV e AIDS. A campanha é de extrema relevância visto que os índices de IST (infecções sexualmente transmissíveis) têm aumentado relativamente nos últimos anos em todo Brasil.

Durante todo o mês serão desenvolvidas diversas ações de prevenção e promoção à saúde. Dentre as ações, pode-se destacar:

• Divulgação através de materiais audiovisuais da campanha visando à prevenção e promoção de orientações, distribuição de adesivos, fixação de cartazes informativos e orientações às famílias através dos Agentes Comunitários de Saúde;
  • Blitz Informativa na Unidade Básica de Saúde e na Rótula de acesso a Avenida XV de Novembro;
  • Sensibilização dos profissionais de saúde, CRAS e NASF com entrega de camisetas, cartazes e colocação da faixa na Unidade Básica de Saúde;
  • Divulgação das campanhas “Dezembro Vermelho” e “Criança não Namora nem de Brincadeira” nas Escolas Municipais e Estadual com orientações. As ações foram desenvolvidas de forma dinâmica e adequadas às diferentes faixas etárias, através de jogos e contações de histórias.
  • A Unidade Básica de Saúde disponibiliza gratuitamente testes rápidos de identificação de IST (HIV, hepatite B e C, sífilis) durante todo ano.O laço vermelho, símbolo da campanha, representa solidariedade, a tolerância e comprometimento na luta contra a AIDS.